Prólogo (parte 2)

Depois de longo período de reformulação e retomada dos trabalhos, segue uma atualização quentinha (+ de 40 graus!)

Por conta de baixa adesão dos membros dos Nação Periférica as oficinas do projeto decidimos abrir aos alunos da escola a oportunidade de participar das atividades. Assim, em conversas com Lu Jardim e a diretora da escola, Carla, chegamos até as turmas da 7ª e 8ª séries para dar sequência aos objetivos do Saúde, Câmera, Ação!. Alunos com maturidade para trabalhar os temas da forma como planejamos com o Nação Periférica e que já vinham trabalhando tais conteúdos através do projeto da Prefeitura Municipal, Adolescer, onde Lu Jardim ministra oficinas (nessas mesmas turmas da escola). Aproveitamos, então, o trabalho da Lu já em realização na escola e nos aproximamos das turmas para propor as atividades com o audiovisual no final do semestre, quando já teriam trabalhado os temas transversais (Saúde, prevenção, drogas, violência).

Nesse meio tempo, tivemos que adaptar a quantidade e o tempo de duração das oficinas propostas para o Saúde, Câmera, Ação!. Dentro do projeto Adolescer, as intervenções de Lu tinham o tempo determinado de 01 período de 45 minutos; nosso novo tempo disponível por atividade diária. A princípio esse novo desafio nos pareceu complicado, já que nossas abordagens anteriores (inclusive as realizadas com o Nação Periférica) sempre superavam as 02 horas.

Novas turmas e temas em 2011

As atividades mais pulverizadas, com maior número de alunos e com esse prazo apertado (45 minutos passa muito rápido), nos possibilitaram novos aprendizados e adequações de nossas propostas metodológicas aos períodos comuns das salas de aula. Essa mudança nos levou a reformular o método, dividindo as oficinas originais em novos momentos, muito mais pontuais e específicos. A nova proposta passou então, a ser adaptável em diferentes contextos escolares, seja em atividades transversais, em períodos de religião ou inglês, para trabalhar os temas transversais (prevenção a AIDS e cultura afrobrasileira, por exemplo), ou até mesmo em disciplinas comuns, agenciando de forma participativa temas das matrizes curriculares, como história, geografia, literatura, entre outras. Descrevemos nesse blog, a partir desse prólogo, passo a passo, aula a aula nossas táticas de problematização e criação audiovisual. Elas partiram de um estudo anterior junto de alunos do Nação Periférica e da pesquisa de Mestrado “Auto-representação e produção audiovisual no coletivo Nação Periférica”, disponível para consulta na biblioteca da Unisinos. As intervenções tem como ponto de partida os seguintes temas: educação sexual, planejamento familiar, prevenção as dst’s e AIDS e prevenção ao abuso de drogas e violências; e foram realizadas com alunos das turmas de 7ª e 8ª séries da escola Capitão Gentil Machado de Godoy (ano 2011), situada no bairro Tijuca, em Alvorada, mediante livre adesão e consentimento dos pais e professores.

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