Personagens

Quinta-feira, 01 de dezembro de 2011

O crew do Guilherme e companhia

Após os relatos, criamos personagens que tem relação com as histórias. Dividimos a turma em grupos de aproximadamente CINCO alunos e eles tratam de criar os personagens que participaram dos relatos feitos na semana anterior. Nós recolocamos para eles as histórias, os conflitos expostos, para instigar a criatividade e para que eles visualizem aquilo que trouxeram anteriormente. Na hora de criar o personagem, como ponto de partida, seguimos um roteiro:

  1. A partir das histórias (re)criar personagens e atentar para detalhes.
  2. Nome, idade, estado civil, profissão, detalhes da personalidade
  3. Em seguida, responder as perguntas:
  4. O que faz de manhã?
  5. Quem é seu melhor amigo?
  6. Que faz em seu tempo livre?
  7. O que gostaria de fazer em 2020?
  8. Qual seu maior segredo?
  9. Como se chama e como gosta de ser chamado?
  10. Como se parece?
  11. Sabe o que são DST/AIDS?
  12. Já sofreu alguma violência?
  13. Como planeja sua família?

Grupos de trabalho

E nossos personagens ficaram assim:

FERNANDA, Nanda. Estuda Direito, vive com a irmã e é muito amiga do Felipe. Pratica tênis, quer ser tenista profissional. Uma vez tentaram sequestrá-la, junto da irmã,  a partir de um encontro pela internet. É frágil, ingênua, morena dos cabelos lisos escuros, olhos verdes, magra, curte sair com sua irmã mais velha. Sabe o que são DST/AIDS, pois tem aulas no colégio sobre prevenção. Nunca sofreu violência, mas quase quando foi ao encontro. Ainda não planejou sua família.

CAMILA, 22 anos, solteira, profissional do sexo. Alta, loira, magra, atraente, olhos azuis, sem filhos. Dorme de manhã.  Sua melhor amiga é a Michele (outra profissional do sexo). Compra coisas eróticas. Em 2020, se estiver viva quer se tornar a maior profissional do sexo. Já abortou um filho. Seu nome de guerra é Samanta. É o estereótipo de prostituta. Sabe sobre AIDS e não se importa. Já sofreu violência de um cliente com 16 anos. Quer ser rica, sem pensar em família.

GUSTAVO, 15 anos, solteiro, estudante, pele clara, olhos verdes, cabelos castanhos, altura 1,65m, peso 60 kg. Estuda de manhã, o melhor amigo é Bili. Gosta de futebol, internet e faz cursos. Quer se formar logo, mas tem um segredo, é drogado. Seu apelido é Tavinho, um adolescente normal. Já apanhou de seu pai. Quer ser feliz.

PEDRO, 16 anos, solteiro. Vai para a escola de manhã. Seu melhor amigo é Dedé, Nariz. Joga futebol, quer jogar na Seleção Brasileira. Tem medo de conversar com meninas, gostaria de se chamar Juarez. É alto, cabelo escuro e olhos verdes. Sabe o que é AIDS, já sofreu violência. Quer uma família muito rica e com dois filhos.

Revisando o texto do personagem

LUIS HENRIQUE, 43 anos, divorciado, advogado.  Trabalha de manhã, é amigo de Alberto, o professor. Vai ao parque, quer virar advogado criminalista. Já foi cúmplice de um assalto. O dr. Luis Henrique, queria ser chamado de Rick. Altura 1,82, calça 43, É moreno, olhos verdes, físico esportivo. Foi agredido por um traficante que ele prendeu. Gostaria de ver sua família unida de novo.

MANUELA, Manu.15 anos, solteira, estudante, personalidade frágil. Estuda de manhã e a tarde faz cursos. Quer ser bem-sucedida e profissional qualificada. Tem medo de se apaixonar de verdade e se decepcionar. Alta, olhos puxados, lábios carnudos, sensual. Conhece DST/AIDS, nunca sofreu violência.  Planeja sua família com disciplina e organizada.

GUILHERME, Patrão. 24 anos, divorciado, 1,70m, 60kg, muito violento, já foi preso 03 vezes. Passeia de manhã com seu melhor amigo, um cachorro pitbull. Marca encontro com meninas, quer ser milionário. É bandido. Branco, nunca sofreu violência, conhece AIDS, odeia crianças, ele é mal.

BIANCA, Bárbara. 15 anos, solteira, estudante. Estuda de manhã. Amiga de Carol. No tempo livre fica na rua, nas esquinas usando drogas. Mas quer ficar livre das drogas, ter uma família. Usa droga escondida dos pais. Loira, olhos castanhos, pele bronzeada, alta, magra. Sabe o que é AIDS, mas nem por isso se previne. Já sofreu violência física do namorado. Planeja sua família sem violência, sem drogas, uma família normal.

Os alunos levam a sério a criação dos tipos

FELIPE, Beti. 17 anos, solteiro, prostituição. Dorme de manhã, melhor amigo da Cleide. Sai com os amigos, quer trocar de sexo. Seu maior segredo é que não se assume homossexual. É feliz e gostosa. Sabe o que é AIDS e já sofreu várias violências. Quer adotar um filho, casar e morar em Nova York

ALBERTO, Beto. 43 anos, casado, professor. Dorme de manhã porque trabalha de noite. Seu melhor amigo é Giovani. Toma chimarrão. Em 2020 quer estar vivo e aposentado. Não é um professor formado. É narigudo, usa óculos, velho e chato Sabe o que é AIDS. Já sofreu violência, bullyng na escola. Quer morar em Nova York.

DROGBA, Bruno. separado, estudante. Melhor amigo é seu irmão Diogo. Joga futebol, quer ser um jogador de futebol. Fuma maconha. Parece o Diego Maurício, jogador do Flamengo. Conhece bem DST/AIDS, pois sua a namorada tem, mas se separaram. Já brigou na escola. Quer dois filhos e duas mulheres lindas e gostosas, mas tem que ser bem linda!

* fotos de Deise Chagas

Leave a comment

Filed under Traçado

Leave a comment